No último dia 22 de novembro de 2024, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Capistrano de Abreu participaram da IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra, promovida pelo projeto Farol de Combate ao Racismo Estrutural. O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo discutir e fortalecer a luta contra o racismo por meio do diálogo e da troca de experiências.
A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, e busca reafirmar o compromisso da cidade com a promoção da igualdade racial. O projeto Farol Antirracista visa implementar políticas públicas inovadoras para combater o racismo estrutural e criar espaços de empoderamento econômico, além de fomentar a educação e sensibilização sobre a importância da luta antirracista.
Durante a Expo, que vai até 24 de novembro, líderes e autoridades nacionais e internacionais se reuniram para compartilhar práticas e discutir formas de aplicar a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, além de promover o debate sobre políticas públicas antirracistas em diferentes esferas.
A participação dos alunos da EMEF Capistrano de Abreu na Expo se insere no esforço de engajar a comunidade escolar na construção de novas narrativas históricas, incentivando o aprendizado e a reflexão sobre a importância da diversidade e da igualdade racial. O evento também tem como foco a criação de um espaço inclusivo para que todos, independentemente de sua origem, se sintam parte da luta por justiça social.